Aeroportos do continente em 2015 – Lisboa domina, Porto cresce mais e Faro estagna

A ANA acaba de divulgar os grandes números dos aeroportos do País. Neste post enquadramos a evolução entre 2014/15 dos três aeroportos do continente (1) no quadro temporal dos últimos quinze anos.

*Lisboa domina em quantidade, Porto em percentagem e Faro estagna
Em síntese,

-Lisboa não é o aeroporto que mais cresce em percentagem, mas os 10.7% são assinaláveis dada a maturidade no seu desenvolvimento, e crescer 2m em quantidade impressiona o observador mais cauteloso,

-Porto é o aeroporto que mais cresce em percentagem (18,1%), não entra na fase de estabilidade e crescer 1.2m em quantidade também impressiona o observador mais cauteloso,

-Faro cresce 300k e 4.7% respectivamente em quantidade e percentagem mas confirma a fase de estagnação – a palavra é forte mas é a nossa interpretação dos números de 2015.

Gráfico 1 – Crescimento 2014/15 dos três aeroportos do Continente
(milhões e percentagem)


Fonte: Elaboração própria com base em INE – Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aroportos

*Evolução em quantidade, índice, parte do total e variação anual
Na análise conjunta dos quatro gráficos que seguem, não consideramos a fase de crescimento até à Crise de 2008/09 nem os anos da Crise. Focamos a atenção nos anos que vão de 2010 até 2015.

No aeroporto de Lisboa

-o crescimento (re)arranca já em 2010 e acelera a partir de 2013,

-entre 2010/15, a parte de Lisboa no total dos três aeroportos passa de 53% para 58%,

-a variação anual em 2004 e 2015 diminui ligeiramente, mas ainda se situa nos 2m o que é assinalável,

-brevemente veremos como Ryanair, TAP e Transavia são os principais drivers destas variações.

No aeroporto do Porto

-a Crise de 2008/2009 não se nota, mas há estabilidade em 2011 e 2013, com o crescimento a (re)disparar a partir de 2013,

-entre 2010/15, a parte do Porto no total dos três aeroportos passa 19.7% de para 23.4%,

-a variação anual em 2015 é de um extraordinário 1.2m,

-falta a informação crucial sobre quais companhias aéreas geram este crescimento.

No aeroporto de Faro

-o crescimento é lento a partir de 2010 e lento se mantém até 2015 – em seis anos aumenta 1.4m (pouco mais do que o Porto em 2015), à media de 231k por ano,

-entre 2010/15, a parte de Faro no total dos três aeroportos ainda atinge 21.3% em 2012 mas diminui para 18.5% em 2015, porque o crescimento de Faro não acompanha o de outros aeroportos,

-a variação anual em 2015 é de 287k, superior à de 2014, mas inferior às de 2013 e 2011 e situa-se ao nível médio de 231k.

Gráfico 2 – Evolução 2001/15 dos aeroportos do Continente – quantidade
(milhões)


Fonte: Elaboração própria com base em INE – Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos

Gráfico 3 – Evolução 2001/15 dos aeroportos do Continente – índice
(2001=100)



Fonte: Elaboração própria com base em INE – Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos

Gráfico 4 – Evolução 2001/15 dos aeroportos do Continente – parte dp total dos três aeroportos
(percentagem)



Fonte: Elaboração própria com base em INE – Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos

Gráfico 5 – Evolução 2001/15 dos aeroportos do Continente – variação anual



Fonte: Elaboração própria com base em INE – Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos

*Nota final
A evolução do número de passageiros nos três aeroportos do Continente tem três faces com duas positivas e uma negativa:

-o crescimento de Lisboa e Porto é excelente e mais não dizemos sem dispormos da informação por país, aeroporto de origem e companhia aérea e, no caso de Lisboa, por continente,

-a estabilidade/estagnação do tráfego aéreo em Faro exige análise mais profunda, para a qual contribuiremos em breve, e que questiona todos, cada qual com os seus diferentes graus de responsabilidade,

-estes números confirmam a tendência de crescimento do city break (deslocação de tour urbano e cultural) e a estagnação da long holiday (deslocação de estadia, desde sempre ligada à praia) – voltaremos ao assunto.


A Bem da Nação

Lisboa 8 de Dezembro de 2015

Sérgio Palma Brito


Nota
(1)Apenas consideramos os três aeroportos do Continente por serem o que temos vindo a analisar, e por representarem em 2015 89.1% do total dos aeroportos do País. No presente texto há pequenas discrepâncias com a informação do comunicado de imprensa da ANA Aeroportos mas não alteram a avaliação feita e serão brevemente explicadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário