Produtividade do trabalho nas companhias aéreas da Europa


O presente post completa o que já publicámos sobre ‘A TAP no contexto do transporte aéreo internacional’ (aqui) e divulga os mais importantes gráficos do estudo do CAPA sobre European airline labour productivity (1).

O estatuto e custo do pessoal da TAP são tema polémico e que sofre de falta de avaliação objectiva. Os rankings do CAPA devem ser lidos com todo o cuidado mas ajudam a situar o problema e completam o benchmarking com Finnair e Aer Lingus. Em síntese antecipada,

-a TAP ocupa o 13º lugar no ranking geral e o seu posicionamento nos rankings parcelares é inferior ao das duas companhias do benchmark, com excepção do ranking de Employee cost per employee em que a TAP ocupa o 2º lugar.

 

Informação ao leitor

O presente post tem versão em PDF está disponível (aqui).

O leitor deve estar informado sobre os Princípios Gerais do blogue.

A lista dos posts já publicados pelo blogue está acessível aqui.

 

*Overall labour productivity ranking: 2012

OOverall labour productivity ranking: 2012’ combina a informação dos seis rankings que listamos a seguir (2). Comentários:

-no TOP 10 há sete companhias low cost,

-depois do caso especial da Turkish Airlines, a Finnair é a companhia full service com melhor produtividade, e a Aer Lingus está dois lugares à frente da TAP

-a TAP está melhor posicionada do que IAG, Lufthansa Group, Air France-KLM, Iberia e KLM.

Em síntese,

-no que toca à produtividade do trabalho a TAP ocupa o 13º lugar em dezanove companhias aéreas europeias, à frente de algumas das maiores, mas depois das duas companhias do benchmark (Finnair e Aer Lingus).

Gráfico 1 – Overall labour productivity ranking: 2012

 



*Labour cost as a percentage of revenues

No ranking de Labour cost as a percentage of revenues (gráfico 2), a TAP

-ocupa o 13º lugar, depois da Finnair e Era Ligus, respectivamente em 10º e 12º,

-volta a estar à frente de grandes companhias full service.

Gráfico 2 – Labour cost as a percentage of revenues

 



*Employee cost per employee

No ranking ‘Employee cost per employee’ (gráfico 3), a TAP

-ocupa o 2º lugar, só ultrapassada pela Wizzair e bem à frente de Finnair e Aer Lingus, respectivamente em 10º e 15º.

Gráfico 3 – Employee cost per employee

 



*Revenue per employee

No Ranking Revenue per employee, a TAP

-ocupa o último lugar, com a Aer Lingus e a Finnair respectivamente em 9º e 10º lugar.

Gráfico 4 – Revenue per employee

 



*Operating profit per employee

No ranking Operating profit per employee (gráfico 5), a TAP

-ocupa o 14º lugar, com valor negativo, e Aer Lingus e Finnair ocupam respectivamente o 5º e 9º lugares, ambas com valor positivo.

Gráfico 5 – Operating profit per employee

 



 

A Bem da Nação

Lisboa 22 de Maio de 2015

Sérgio Palma Brito

 

Notas

1)O CAPA é criado em 1990 e anuncia-se como “Established for over 20 years, CAPA delivers market analysis and data that support strategic decision making at many of the world’s most recognised organisations.” Ver http://centreforaviation.com/about-capa/. O estudo ‘European airline labour productivity: Cpa rankings’ está disponível (aqui).

(2)O Grupo IAG integra British Airways, Ineria e Vueling. No caso da Lufthansa, o CAPA considera o ‘flying-based business segments’ (the Passenger Airline Group and the Logistics segment) e o Lufthansa Group em geral. Os números da TAP são os de 2011. 

Sem comentários:

Enviar um comentário