Nova Versão da Taxa Turística: o “imposto específico por dormida”


No panorama nacional devastado pela Industria do Comentário, o professor do ISEG Paulo Trigo Pereira é voz escutada e a escutar. Na página mensal que tem no Publico, defende “uma consolidação [orçamental] sobretudo do lado da receita, mas com controlo da despesa salarial e de pensões” (1).

Mais concretamente, defende:

-“Uma ideia central para uma diferente estratégia orçamental é que é necessário ‘exportar’ parte da consolidação orçamental”.

Uma das vias para esta ‘exportação’ é o turismo, “um sector que prospera, e ainda bem, em tempo de crise”.

No respeito do nosso lema de “partilhar uma maneira diferente de analisar o Viajar e o Turismo”, comentamos a proposta de Paulo Trigo Pereira.

 
*”facilmente se aplicaria um imposto especifico por dormida”

PTP começa pela envolvente competitiva:

-“Portugal tem a taxa mínima de IVA (6%) sobre as dormidas hoteleiras. Na Europa a 28, só a Holanda e a Bélgica têm a mesma taxa, sendo menor no Luxemburgo. Mesmo o “tigre celta” que defendeu com sucesso a não subida da taxa de IRC apenas reduziu de 12% para 9%.”.

Depois, passa à proposta:

-“Se houvesse vontade politica, facilmente se aplicaria um imposto especifico por dormida, que nos situasse, em termos equivalentes, abaixo dos 10% aplicados em Espanha, garantindo a competitividade com nuestros hermanos.”.

Termina com a explicação:

-“Este exemplo concreto ilustra a razão por que o turismo tem um tratamento favorável, e explica que a resistência à aplicação da exportação fiscal não é económica, mas antes deriva da captura do poder politico pelos interesses corporativos do sector.”.

 
*Estimativa da Receita Fiscal Possível

Em 2012, a Receita de Alojamento Turístico é de € 1.290 milhões. O INE não dá o detalhe por Turistas Residentes e Não Residentes, mas estes últimos representam 69% das dormidas. Com base nesta percentagem, assumimos que os Turistas Não Residentes representam uns generosos 80% da Receita de Alojamento, isto é € 1.032 milhões.

As contas ‘seriam’ fáceis: um ponto percentual representa €10 milhões de Receita Fical gerada pela ‘exportação’ de austeridade.

Dizemos ‘seriam’, porque haveria alguma

-perda de receita de dormidas, porque o mercado turístico é muito competitivo e haveria uma perda de turistas,

-perda da receita que os turistas geram fora dos estabelecimentos onde alojam – esta componente do consumo turístico é frequentemente esquecida,

-internalização parcial do imposto pelas empresas sujeitas a maior pressão competitiva, como já aconteceu com o aumento do IVA da Restauração.

Dito isto, continuamos a ser generosos: esquecemos a receita perdida fora do hotel, assumimos que não há internalização de parte do imposto e mantemos os € 10 milhões.

Como diria Gutteres, é só fazer as contas. Para nos situarmos abaixo dos 10% de Espanha , teríamos 3% de taxa suplementar do imposto (diferença entre 6% e 9%), ou seja € 30 milhões. Como dizem os franceses, pas de quoi fouetter un chat e seguramente uma receita marginal para a consolidação orçamental.

Um imposto a uma taxa superior afectaria significativamente a procura e representaria apenas algumas dezenas de milhões de euros de Receita Fiscal, mas teríamos de considerar a perda de turistas e de receita fora do estabelecimento, mais a internalização de parte do imposto pelas empresas.

 
*”captura do poder politico pelos interesses corporativos do sector”

Segundo PTP,

-“a resistência à aplicação da exportação fiscal não é económica, mas antes deriva da captura do poder politico pelos interesses corporativos do sector.”.

Desconhecemos a investigação em que PTP se baseia para fazer esta afirmação.

No caso concreto do Turismo, a captura do poder politico a que se refere PTP não impediu Sócrates de aumentar o IVA do Golfe para 23% e Pedro Passos Coelho de aumentar o IVA da Restauração para os mesmos 23%.

Com base na nossa experiência pessoal e profissional, investigação de amador e alguma reflexão, temos opinião diferente. Os “interesses corporativos do sector”, mais concretamente os da Industria da Hotelaria,

-capturam, quando muito, o limitadíssimo poder politico da Secretaria de Estado do Turismo para cozinhar a legislação sectorial e parcos apoios públicos,

-não têm, nem terão, poder para capturar o poder de decisão do Ministério das Finanças, se este entender criar o imposto que PTP propõe.

Este erro de análise pode ser uma oportunidade, como agora se diz:

-no âmbito da Cidadania Activa, PTP pode animar uma investigação (científica) sobre a natureza e dimensão da ”captura do poder político pelos interesses corporativos do sector”. A Pátria agradeceria e todos ficaríamos a conhecer melhor o que está em causa.

 
*O Equívoco de Paulo Trigo Pereira

Em Portugal, não dispomos de quantificação técnica e de base científica da Contribuição do Turismo Para a Economia por falta de Procura por parte de “governments, industries, academia and the public” (2).

Sem ofensa, PTP partilha esta falta.

Em nossa opinião, o mais importante indicador da Contribuição do Turismo Para a Economia (3) é o da Receita do Turismo na Balança de Pagamentos, na medida em que, só esta Receita exige o Investimento e cria a Procura que, de maneira sustentada, contribuem para o Emprego e PIB.

Com efeito,

-apesar da sua importância, o Turismo Interno está limitado pelo Consumo Privado e só parcialmente é ‘substituição de importações’,

-o Turismo Emissor é limitado pelo Consumo Privado, implica Despesa de Viagens e Turismo e tem contribuição residual para Emprego e PIB.

Em nossa opinião, a via para o futuro

-passa por aumentar a Receita de Turismo na Balança de Pagamentos, com consequências no Emprego e PIB e aumento indirecto da Receita Fiscal,

-não passa por criar “um imposto específico por dormida”, que se traduz não em ‘exportar austeridade’, mas sim taxar a exportação de Bens e Serviços de Turismo … que já pagam IVA à Exportação.

 
*Natureza da verdadeira da “captura do poder político pelos interesses corporativos do sector”

Os frequentadores do Blogue conhecem as nossas propostas nesta matéria, mas importa fazer uma síntese.

Primeiro – Dois Conceitos de Alojamento Turístico

Há enorme diferença na abrangência das noções de Alojamento Turístico:

-a da Relação entre o Estado e a Industria da Hotelaria confunde Turismo com “serviço hoteleiro e exploração turística” e reduz o Alojamento Turístico ao Alojamento Classificado pelo Turismo de Portugal – aqui a Secretaria de Estado do Turismo tem sido algo capturada pela Industria da Hotelaria,

-a utilizada pelo INE, de acordo com as Recomendações das Instituições Internacionais (ONU, UNWTO, OECD, UE e Eurostat) para elaborar Estatísticas e Conta Satélite do Turismo, e pelo Banco de Portugal na rubrica de Viagens e Turismo da Balança de Pagamentos – é significativo que Portugal ignore/viole estas Recomendações.

Acontece que a Politica de Turismo se concentra no Alojamento Turístico Classificado e alimenta uma Atitude Equívoca (misto de «esquecer, ignorar, hostilizar, tolerar, proibir») em relação ao Alojamento Não Classificado, mas escolhido por cerca de cinco milhões de Turistas (Post).

Segundo – Receita de Turismo na Balança de Pagamentos

Parte importante da Receita da rúbrica de Viagens e Turismo na Balança de Pagamentos resulta de Consumo Turístico destes cerca de cinco milhões de Turistas que optam por utilizar o Alojamento Turístico Não Classificado.

Além da rubrica de Viagens e Turismo, a Receita do Turismo na Balança de Pagamentos inclui:

-o “contributo para o volume das exportações nacionais” dos Transportes (temperado pelo da Despesa com Importações), com destaque para a TAP

-compra de Segundas Residências por Não Residentes e valor das Transferências para a sua Administração,

-Transferências do Exterior, para financiar a residência permanente de Reformados ex-Não Residentes (Post).

Em síntese,

-muita da Receita de Turismo na Balança de Pagamentos resulta de Não Residentes que se situam fora da relação excessiva e redutora entre Politica de Turismo e Industria da Hotelaria,

-a ‘captura’ que propomos seja investigada tem efeito colateral pernicioso: Politica de Turismo ignora actividades turísticas de importante contribuição para a Receita de Turismo na Balança de Pagamentos.

 
*Nota Final

A menos que estejamos completamente errados e/ou tenhamos interpretado mal a proposta de PTP, esta sofre de um duplo erro:

-de modelização, porque a receita gerada pelo “imposto especifico por dormida” seria sempre residual,

-de substância, porque passa ao lado da Contribuição do Turismo Receptor Para a Economia, ignorando o potencial da sua Receita na Balança de Pagamentos e, por via disso, a contribuição para o Produto, Emprego e Receita Fiscal.

Este incidente não é menor, porque parece (repetimos: parece) revelar o divórcio entre as universidades de primeira linha e o Turismo, mesmo nos rudimentos da macroeconomia.

 

A Bem da Nação

Albufeira 5 de Dezembro de 2013

Sérgio Palma Brito

 
Notas

 
(1)Publico de 1 de Dezembro de 2013.

(2)Esta lista de partes interessadas é retirada do documento Conference on Travel and Tourism Statistics, Ottawa, 1991 – a conferência na origem das Estatísticas e Conta Satélite do Turismo.


(3)Analisamos a Contribuição do Turismo Para a Economia, de maneira rudimentar e cheia de erros, em duas ocasiões:

-um longo documento de trabalho (Post),

-uma série de Posts de divulgação do Documento de Trabalho – ver Post.

Apesar dos erros e lacunas, este é um ponto de partida para uma investigação profissional.

 

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